Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

2º Atividade


Trabalhando com imagens.

Destinado a alunos de 9º ano do ensino fundamental.

OBJETIVO – O objetivo desta atividade é mostrar para os alunos alguma(s) notícia(s) escrita(s) para respectiva leitura e, a partir desta leitura, interpretar imagens relacionadas à(s) notícia(s), porém se utilizando de um olhar geográfico. A partir deste ponto, o aluno deverá perceber os aspectos geográficos referentes às imagens e à(s) notícia(s) e com isso, perceber as diferentes utilidades da Geografia enquanto ciência.

PROCEDIMENTOS – Em revestias, ou em páginas virtuais, serão coletadas uma ou mais notícias. Tais notícias serão coladas em cartazes de cartolina, ou de folha tipo A4, juntamente com quatro imagens para cada notícia e referente às mesmas. As imagens, por sua vez, deverão ser acompanhadas por legendas que não retrate a notícia, e sim, que dê ao aluno uma pequena noção geográfica, e a partir disso, este possa começar a desenvolver o seu pensamento.
Já preparado, o cartaz deverá ser apresentado e explicado aos demais. Para sua explicação, será necessária a seleção de uma teoria geográfica. Sendo assim, a(s) notícia(s), as imagens e a teoria, deverão estar relacionadas.

QUESTÕES –
1º) De que modo a mídia e as notícias veiculam o conteúdo geográfico?

R: A mídia é o meio pela qual as informações são passadas de maneira rápida e massiva. Uma vez na mão da mídia, tais notícias são carregadas de discursos ideológicos. Tais discursos podem, ou não, dar um novo sentido ao acontecido, fazendo parecer que algo não é tão ruim quanto aparenta, ou não tão bom quanto realmente é.

2º) É possível reger imagens na perspectiva teórica da Geografia?

R: Sim. A geografia é uma ciência que tem como objeto de estudo o Espaço e suas mudanças. Quase tudo que ocorre no mundo afete o espaço e implica nele transformações. Sendo assim, o olhar geográfico pode, e deve ser aplicado a todas as notícias possíveis, pois, implicar mudanças no espaço, é algo que afeta a todos os seres.

CONCLUSÃO – A conclusão alcançada é a de que a Geografia, enquanto ciência e disciplina escolar possui um olhar treinado sobre diferentes aspectos, e é este olhar que o aluno deverá ter para poder encarar os fatos com maior criticidade, seja discordando ou concordando (lembrando que críticas nem sempre são de negação) e assim, notar que as implicações espaciais, as transformações, pertencem a toda uma complexidade que deve ser cuidadosamente analisada esmiuçada nos mais possíveis detalhes.

TEMPO PREVISTO E MATERIAIS – Para esta atividade, será necessária de duas a três aulas, visto que a primeira será utilizada para confecção dos cartazes e as duas últimas, para respectivas apresentações e possíveis discurssões.
            Os materiais básicos a serem utilizados serão: Cartolina, ou quatro folhas do tipo A4, tesoura, cola, canetas, pincéis, revistas e notícias de páginas da web.









Nenhum comentário:

Postar um comentário