Páginas

domingo, 10 de julho de 2011

10ª ATIVIDADE: Temas transversais e aproveitamento de recursos didáticos em sala de aula.

Propomos uma saída de campo para uma turma de 9º ano para conhecer Xingó, Rio São Francisco.  Com o intuito de discorrer sobre a vegetação, a população ribeirinha e os impactos ambientais ali ocorridos. Nos propomos basicamene a trabalhar o tema transversal Mei ambiente. Como não é possível trabalhar o meio ambiente, sem entender as modificações que o ser humano faz, trabalharemos também a população ribeirinha
No retorno para a escola, seria interessante iniciar  a sistematização do conhecimento. Em círculo, os alunos devem expor suas primeiras impressões, tecer comentários e trocar informações com seus colegas. É hora de apresentar as fotografias e anotações feitas pelos alunos.
Depois desse trabalho inicial, os grupos devem se organizar e produzir o trabalho final, que pode ser apresentado na forma de seminários. O importante é que o material pesquisado seja utilizado para responder as algumas questões evidenciadas pelo professor e pela própria turma durante a saída de campo.

Assim, realizar uma atividade de trabalho de campo no processo de ensino e aprendizagem na escola, buscando um conhecimento integrado e interdisciplinar caracteriza a formação do professor engajado em suas práticas pedagógicas e, ao mesmo tempo, objetiva construir nos alunos um contexto de cidadania e análise crítica sobre seu espaço de vivência e de construção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário