Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

1º Atividade - Reflexões do ensino tradicional da geografia


TÍTULO:

  • Reflexões do ensino tradicional da geografia e as perspectivas para uma geografia escolar. 

OBJETIVOS:

  • Fazer analise da metodologia de ensino da geografia tradicional em contra posição à geografia construtivista.

PASSO A PASSO:

1)      Ler a Aula 1 do livro indicado pela professora, intitulada ‘Reflexões do ensino tradicional da geografia e as perspectivas para uma geografia escolar’;
2)      Fazer uma tabela comparativa entre a geografia tradicional e a geografia construtivista a qual nos propomos trabalhar;

QUAIS OS REFLEXOS DA GEOGRAFIA TRADICIONAL NO CONTEXTO DA GEOGRAFIA ESCOLAR?

De acordo com Lacoste (1988) a Geografia é uma ciência que teve sua origem calcada no caráter tradicional, sobretudo servindo ao poder e sua forma descritiva da realidade a qual camuflava sua importância. O que refletiu na sala de aula, pois, sua função ideológica , na geografia escolar foi, sobretudo de mascarar, através de processos que não são evidentes, a utilidade prática da análise do espaço, para a condução da guerra, assim como par a organização do Estado e prática do poder.

QUAL GEOGRAFIA VOCÊ PRETENDE TRABALHAR, A FÍSICA OU A HUMANA? VOCÊ CONCORDA COM ESSA DICOTOMIA?

Pretendemos trabalhar as duas geografias fazendo uma relação entre o humano e o físico, para que o aluno possa entender melhor o espaço em que habita e as transformações que ocorrem nele, tanto naturais, quanto humanas.
Nós não concordamos com essa dicotomia. Como afirma Lima e Vlach (2002), há a necessidade de desconstruir esse caráter de fragmentação, de forma que venha a intervir no processo de ensino-aprendizagem valorizando a compreensão do espaço geográfico como extensão humana e física.

QUAIS AS PERSPECTIVAS DA GEOGRAFIA TRADICONAL ESCOLAR?
Fazer um estudo descritivo das paisagens naturais e humanizadas de forma dissociada dos sentimentos dos homens pelo espaço.

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA MELHORAR A RELAÇÃO ENSINO APRENDIZAGEM?

Tentar fazer com que o aluno desperte para aprender a pensar, partindo do senso comum e do conhecimento produzido pelo professor e a partir disso que ele possa elaborar seu próprio conhecimento.

COMO DEVEM SER AS AULAS, A POSTURA DO PROFESSOR E O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS

É importante que o professor esteja consciente da sua prática pedagógica, assim é importante que esteja sempre com suas aulas bem planejadas, pois somente o planejamento pode deixá-lo seguro e com plena condição de debater com os alunos os conteúdos didáticos. É interessante e muito importante que os professores utilizem todos os recursos didáticos disponíveis no ambiente de trabalho, mas que ele não transforme esses recursos em fundamentais para o trabalho, fazendo deles um ‘amuleto’.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Essa atividade nos permitiu perceber as deficiências da geografia tradicional e o grande obstáculo que temos pela frente para fazer uma geografia criadora de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário