Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Atividade 3

Trabalhando com jogos.

OBJETIVO – O objetivo desta atividade é, a partir de mapas, ferramenta básica do geografo e do professor de Geofrafia, elaborar um jogo. O jogo não possui série definida, uma vez que todas as séries usam mapas.

PROCEDIMENTOS – Utlizando um mapa específico (municipal, estadual, político, etc.), o professor elaborará um jogo que consite em perguntas e respostas.
            Separando a sala em dois grupos ou mais, os alunos elaborarão cerca de quatro perguntas em média a partir dos assuntos geográficos estudados, por esse motivo, tal dinâmica pode ser adaptada a qualquer série. O interessante dos alunos fazerem as perguntas é que eles deverão ler previamente o assunto, o que auxilia no estudo do mesmo para a aquisição de conhecimento.
            Todo jogo meche com a vontade da vitória. Pretende-se com este jogo, se utilizar desta competitividade para alimentar a vontade de aquisição de conhecimento do aluno de uma maneira indireta. Os alunos vencendores serão premiados com uma determianda pontuação a escolha do professor, enquanto que o grupo perdedor fará uma pequena pesquisa sobre o mesmo assunto do jogo. Tal pesquisa valerá uma pontuação igual a das equipes vencedoras.
            Apesar do jogo ter um caráter competitivo, não é essa a intensão do mesmo. A veradeira intensão é a de que todos os alunos adquiram a pontuação extra, e acima de tudo, que adquiram conhecimento.

CONCLUSÃO – O jogo se torna uma forma animada e descontraída de aula, é uma forma de auxiliar no aprendizado dos alunos de maneira direta e indireta. Direta pelo estudo prévio para a elaboração das perguntas, e indireta pelo jogo em si, pelo divertimento e discontração, além disso, ajuda, ou reforça, a habilidade de leitura e interpretação do mapa, mostrando ao aluno que o mapa não é uma simples imagem, posta apenas apra decorar, mas sim, que é uma importante ferramenta na Geografia e no estudo geográfico

TEMPO PREVISTO E MATERIAIS – Para esta atividade, será necessária duas aulas. A primeira aula servirá para a explicação do jogo, divisão dos grupos, escolha dos temas e demais orientações. A segunda aula servirá para o funcionamento do jogo.
            Os materiais serão os mapas, respectvos ao assunto tratado no jogo e  imaginação dos alunos.

Exemplo:
Dicas: Faz fronteira com seis estados e um país.
          Se encontra na região Centro-Oeste.

Resposta: Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário